Contato Arcanjo das Artes (11) 3473-0324 / 5573-9509 / 3562-8789
Foto de Arte em Mosaico

Arte e Mosaico

Mosaico é a arte de produzir desenhos por meio da incrustaçao de pequenas pedras, cacos e outros materiais. Pela variedade de formatos, cores e motivos, cada obra produzida em mosaico torna-se única em sua criação e, portanto, de difícil reprodução.

O nome Mosaico vem do Latim "musa", que também deu origem aos nomes música e museu. Tal como a pintura e a escultura, o mosaico está entre as primeiras manifestações culturais do homem, conforme parecer de estudiosos e arqueólogos.

Esta arte milenar teve início no século V antes de cristo e foi largamente difundida por todo o Oriente Médio. Seu prestígio teve início na Grécia Antiga, alcançando também enorme prestígio durante o Império Romano, onde esta modalidade de arte pronunciou-se expressivamente. A Itália, antes de Cristo, tornou-se o maior centro produtivo de mosaicos da Europa, utilizados principalmente como temas religiosos.

Os primeiros mosaicos de que se tem notícia no Brasil, datam de 1800 e foram criados pela Imperatriz Tereza Cristina, mulher de Dom Pedro II.

Em Roma, Nero e seus arquitetos inovaram a extensão dos mosaicos refinados, utilizando-os para cobrir superfícies de paredes e tetos.

Para a confecção de suas obras, a Imperatriz utilizou conchas, que recolhia nas praias do Rio, e cacos de louças do serviço da casa Imperial. Durante anos recobriu bancos, fontes e outras partes do Jardim das Princesas, como era chamado o jardim anexo do Palácio de São Cristóvão, hoje Museu Nacional de Ciências Naturais.

No Brasil, o mosaico foi muito utilizado por Cândido Portinari, Di Cavalcante e Tomie Otake em diversas obras. Hoje é muito utilizado na construção civil, em decorações de piscinas, painéis, paredes, quadros e fachadas de prédios, além de sua utilização na decoração de interiores e mobiliários.

Terceira Idade

Na chamada “terceira idade”, mais do que nunca nossa saúde emocional depende em muito de podermos exercer “todas as idades” (WInnicott). O convívio com a arte, com o grupo, envolvendo pessoas de diferentes idades, em diferentes momentos da vida, desperta potencialidades e habilidades; leva cada um a reavaliar sua forma de estar no mundo. O mosaico, na chamada “terceira idade”, é um caminho de resgate, reconstrução e abertura de si; é descobrir que se pode fazer mais do que imaginamos. Mosaico e “terceira idade”, na Escola Arcanjo das Artes: um lugar para ser. (Evelin Pestana, Casa Aberta – Página, Psicanálise, Artes, Educação).

Imagem de Curso de mosaico Imagem de Curso de mosaico